Mobiliário - dicas gerais:
Antes de mais nada é precio lembrar que a principal dica em se tratando de economizar na hora de decorar é usar a critividade! Então vale reaproveitar móveis com técnicas de pintura e reciclarem como a pátina e a pátina provençal.
Segue aqui uma lista com 3 blogs especialíssimos nos quais você pode conferir ótimas dicas e exemplos de reciclagem de móveis e decoração criativa:
Uma solução mais dispendiosa, mas também mais otimizadora, é utilizar peças de marcenaria ou moduladas. Com essa opção é possível aporoveitar cada centímetro:
O ideal é que os móveis sejam baixos e de cor clara, pois isso traz leveza visual, o que é muito importante quando se trata de ambientes pequenos:
Nessa linha, vale investir no estilo oriental:
Além disso, distribuir os móveis de forma linear, ou seja, ao longo das paredes, também aumenta a sensação de amplitude.
Quando há limitação de espaço é indispensável que se tenha poucos móveis.
Por isso opte por móveis versáteis. Uma única estante com nichos abertos e fechados, ocupando toda a parede, pode fazer as vezes de muitas peças: armário, apoio para TV e som, mesa da trabalho etc.
Aqui um móvel branco multifuncional percorre o quarto de uma extremidade à outra, se desdobrando em cabeceira, criado-mudo e bancada, essa usada tanto como penteadeira, como para apoio do laptop:
Os baús também são ótimos auxiliares na luta contra a falta de espaço, pois além guardar diversas "coisas", podem ser usados como banqueta, pufe ou até mesinha de apoio.
Camas com gavetas também são uma boa solução para quartos mais compactos. Aquelas com cama auxiliar permitem que as crianças e adolescentes recebam os amigos para dormir em casa.
:O guarda-roupas costuma ser um dos maiores vilões dos quartos pequenos, por isso é outro item que merece destaque.
Os cabideiros e araras podem substituir de uma forma charmosas os grandes roupeiros. Nesse caso uma idéia legal é forrar os cabides com fita ou tecido.
Lembre-se que cabides específicos para guardar gravatas, cintos, lenços, saias e vestidos acomodam melhor os diversos tipos de acessórios e roupas, além de deixar mais espaço nas gavetas para guardar outros objetos:
Aqui armário aproveita a quina de entrada do quarto.
Esse armário dividido em partes confere leveza ao ambiente. O módulo com duas portas, de 60 x 60 cm, altura de 1,50 m, abriga o cabideiro. Prateleiras de 30 x 40 cm acomodam malhas dobradas. Embaixo, a sapateira mede 1,05 m x 60 cm, altura de 45 cm:
Espaço Office:
Mesmo que o quarto seja pequeno você não precisa abrir mão de um espaço office.
Mais uma vez a saída é usar móveis criativos e versáteis como essa mesa para computador Multi-Office que possui um sistema retrátil que permite que ela se feche quando não estiver sendo utilizada, adquirindo o aspecto de um gaveteiro:
Nichos:
Nichos na alvenaria, madeira, mdf ou gesso são úteis para economizar espaço.
No quarto, podem ser usados sobre a cabeceira da cama, para abrigar livros, porta-retrato e objetos do dia-a-dia, por exemplo.
Nichos na alvenaria, madeira, mdf ou gesso são úteis para economizar espaço.
No quarto, podem ser usados sobre a cabeceira da cama, para abrigar livros, porta-retrato e objetos do dia-a-dia, por exemplo.
Iluminação:
Para iluminar, prefira abajures, arandelas e colunas, que proporcionam uma luz homogênea pelas laterais dos espaços.
Tetos limpos alongam visualmente os ambientes, mas spots embutidos no forro de forma linear também podem proporcionar esse efeito.
Espelhos:
Os espelhos estão sempre em alta e além de proporcionarem uma sensação de amplitude, eles dão um toque de sofisticação aos ambientes. No quarto, podem aparecer em detalhes (prezando pela redução de custos), como no revestimento do criado-mudo, ou ocupar lugar de destaque , com peças soltas que vão até o chão ou que recobrem as portas dos armários.
5. Papel de parede e Pintura:
Os aproveite a moda dos listrados e invista nas faixas horizontais, um bom artifício para alongar o ambiente.
Já, se o problema for pé direito baixo, escolha então listras verticais.
.
• Quadros:
Em áreas de pouca metragem, o ideal é dispô-los de forma linear.
De maneira bem simétrica, localize as obras numa distância entre 20 e 30 cm acima dos móveis.
Prefira peças pequenas,pois um quadro muito grande pode desequilibrar a proporção da decoração.
• Tapetes:
Com os pisos cada vez mais charmosos, tornou-se desnecessário o uso de grandes tapetes. Atualmente o chique são as passadeiras estreitas com até 1 metro de comprimento.
A tendência é muito bem-vinda principalmente para ambientes de dimensões reduzidas, pois ajudam a alongar visualmente as áreas.
Ponto para o bolso também!
Espero que tenham gostado das dicas!
Oi, Vivian, gostaria de sugerir um post sobre "Como organizar o quarto das crianças" rsrs são muitos brinquedos, roupas, sapatos , livros.... pouco espaço,alergia.... Que tal? Vou agradecer, bjs!
ResponderExcluirOi Vivian, adorei seu blog, as dicas de decoração de quartos, adoro essas coisas, tb tenho um blog, dê uma passadinha lá, posto as coisas que tenho feito, as artes hahahaha, costumo dizer que quando fico com um pincel na mão sou perigosa pinto tudo o que estiver na frente.
ResponderExcluirHaaaan o comentário da Angela é bem válido tb tenho cças e nõ sei como acabar com a bagunça deles. Se vc tiver algumas dicas será bem aceita.
bjs
Esqueci de dar o endereço do blog, danielaferruzzi.blogspot.com
ResponderExcluir