segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como decorar o banheiro

Se você acha que o banheiro da casa não entra no projeto de decoração, está enganado. Ele é, tanto quanto o quarto e a sala, uma peça que merece atenção e cuidado na hora de planejar móveis, pintura e acessórios para a boa apresentação. Além de bonito, o cômodo também pode ter sua funcionalidade melhorada a partir do estilo.
O Minha Casa Meu Estilo foi buscar em apartamentos decorados de alguns lançamentos imobiliários as últimas tendências e soluções na decoração de interiores.

Espelhos Um conceito que permeia a criação do projeto é a impressão que o habitante (ou visitante) tem do tamanho do cômodo em que está. Essencialmente, explica a arquiteta Lisiane Wendel Corrêa, da WB Arquitetura, as pessoas se sentem mais confortáveis e menos "sufocadas" em ambientes amplos. Como o banheiro costuma ser um espaço de metragem reduzida, o arquiteto Raul Pêgas, do escritório que leva seu nome, sugere usar espelhos para dar impressão de amplitude à peça. A opção de revestimento pode estar na parede em frente à pia, e também nas portas dos armários.


Armários Outra sugestão é fazer os armários da parte de baixo da cuba no modelo suspenso, ou seja, sem encostar no chão. "Além de facilitar a limpeza e evitar problemas com umidade, ele permite que se veja a extensão do chão que está embaixo do móvel, o que dá a impressão de que o espaço é maior"..


Também no sentido de ampliar o cômodo, os armários acima da bancada podem criar uma linha horizontal - ou seja, não devem ser prolongadas até o teto -, o que ajuda na percepção do tamanho do espaço.
Lisiane lembra que a posição do armário é outro fator que pode ajudar na impressão de cômodo maior. Usar o móvel acima do vaso sanitário, deixando a parede da pia apenas para o espelho (ou seja, com mais profundidade), é uma sugestão. "O vaso já ocupa aquele espaço, e o armário é percebido como uma continuação; em cima da bancada, ele parece diminuir a profundidade do banheiro"



Zeca Amaral, do escritório homônimo, completa com a sugestão de apostar em gavetas para o armário sob a pia. Como a maioria dos objetos e produtos guardados no banheiro são pequenos, e o uso de gavetas em diferentes tamanhos facilita o armazenamento. 
Prateleiras e nichos O uso de prateleiras e nichos no banheiro entra para a lista dos aspectos que ampliam o cômodo - especialmente se feitas de vidro ou espelho. Para saber onde e quando usá-los, Lisiane recomenda que o primeiro critério seja a necessidade: de quanto espaço preciso para guardar utensílios e produtos? Em segundo lugar, vem a decoração





As toalhas de rosto e banho também podem ficar nos nichos, enroladas, e dar colorido ao espaço.


Cores A sugestão de Pêgas é usar tons claros para a laca ou a madeira dos móveis, porque as cores escuras "pesam" o ambiente, além de fazê-lo parecer menor. Para colorir a peça, pode-se usar quadros na parede. Como hoje é muito comum que os banheiros não tenham todas as paredes azulejadas, aquelas que recebem apenas pintura podem ganhar vida com uma obra de arte.
Outra opção seria revestir a parede com pastilhas e tecidos. "A pastilha está em evidência, pois é fácil de colocar, tem alta resistência e dá um colorido interessante", comenta o arquiteto. Ele também explica que a composição de cores e padronagens deve ser "perfeitamente combinada", com as mesmas tonalidades, ou completamente o oposto, em contraste harmônico. "O meio termo fica sem graça"



Combinação Os arquitetos destacam que a decoração do banheiro deve estar integrada com a decoração da casa. No caso do lavabo, o estilo deve acompanhar o usado na sala de estar, pois parte-se do pressuposto que a peça é uma extensão do living. Já no caso do banheiro social ou da suíte, o visual segue a mesma ideia do quarto contíguo. Cores, padrões, revestimentos e linhas de desenho dos móveis estão entre os itens que devem ser considerados nesta composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário